sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Doenças mais frequentes

Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, causada por uma bactéria (Rickettsia ricketsii) transmitida por carrapatos. O vetor desta doença é um carrapato, mais especificamente Amblyoma cajennense, também conhecido como "carrapato estrela" ou carrapato de cavalo. Além dele, outros carrapatos também podem transmitir a doença.
Nos seres humanos o surgimento dos sintomas da doença ocorre de forma súbita, acompanhado de febre alta, dores de cabeça e dores musculares. Geralmente no quarto dia surgem manchas róseas nas extremidades, em torno dos punhos e tornozelos, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés.


Raiva

A Raiva é uma virose que ataca o sistema nervoso e é transmitida pela saliva. A Raiva apresenta três fases distintas: Fase Prodômica ou Silenciosa que dura entre 2 a 3 dias e é caracterizada por febre , alterações no comportamento do cão, diminuição dos reflexos corneais e palpebrais e movimentos mastigatórios. Fase Furiosa que dura de 2 a 4 dias e é caracterizada pela alteração do sistema nervoso central , aparecendo, latidos furiosos, agressividade, irritabilidade e ataques a objetos e convulsão. Fase Paralítica que dura de 2 a 4 dias e consiste na paralisia da faringe, laringe, dificultando a mastigação seguido por depressão, coma e morte por paralisia respiratória. No caso de você ou alguma pessoa conhecida sua for mordida por um animal, seja ele conhecido ou não, deve lavar o local da mordida com bastante água e sabão e se dirigir à um posto de saúde para que sejam tomadas as medidas profiláticas corretas. A prevenção dessa virose nos animais é através da vacinação da população de cães e gatos anualmente, a prefeitura ou entidades de saúde responsáveis promovem anualmente vacinações gratuitas.


Parvovirose

É uma doença bastante contagiosa, cujos principais sintomas são a anorexia (perda de apetite), vômitos,febre e diarréia com sangue, levando a desidratação. Quando o animal é atingido por essa doença, o estado de choque aparece rapidamente e a morte sobrevém entre 48 horas e 72 horas após o inícios dos sintomas, isto é, se não houver um diagnóstico rápido. Aos primeiros sinais da doença, os animais devem ser medicados adequadamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário